Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9073
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2456.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open
TD_2456_sumex.pdf122.85 kBAdobe PDFView/Open
Title: Barreiras fitossanitárias sobre as importações no Brasil : o caso da aveia
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2456 : Barreiras fitossanitárias sobre as importações no Brasil : o caso da aveia
Authors: Lima, Uallace Moreira
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da produção da aveia no Brasil e sua relação com seu comércio externo, principalmente considerando os possíveis impactos que as barreiras não tarifárias podem ter sobre a dinâmica das importações desse insumo pela economia brasileira. Para isso, além de considerar as bases de dados da aveia no mundo e no Brasil, utiliza-se como mecanismo de análise o modelo de coleta, registro e categorização adotado pela UNCTAD e que se constitui como uma das principais fontes de dados de medidas não tarifárias no mundo, o UNCTAD’s Trade Analysis and Information System (TRAINS). A partir das informações pesquisadas nessas bases de dados, adotamos o modelo de equilíbrio parcial com elasticidade de substituição constante de Armington (EP-CES) e a estimação de tarifa equivalente que segue a abordagem do preço-diferencial ou preço-gap (price-wedge method). Os resultados dos modelos apontam para pouco efeito de uma abertura sobre a importação de aveia no Brasil, dado o nível de competitividade do produto oriundo do Brasil.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.