Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorBarbosa, Rogério Jerônimo-
dc.contributor.authorCarvalhaes, Flavio-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1976-2015pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T14:35:56Z-
dc.date.available2019-04-05T14:35:56Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9100-
dc.description.abstractUsando simulações retrospectivas, examinamos se as políticas de expansão de ensino poderiam reduzir a desigualdade e a pobreza no Brasil. Os resultados obtidos indicam que existem limitações nessa estratégia: em primeiro lugar, apenas intervenções muito radicais (e improváveis) poderiam reduzir a desigualdade substantivamente (uma queda de mais de 10% no índice de Gini); em segundo, em razão daquilo que denominamos inércia demográfica, seriam necessárias muitas décadas até que aqueles resultados se efetivassem por completo. Mostramos, assim, que a educação não é uma panaceia para o combate à pobreza e à desigualdade. Estes resultados são robustos quando testados com diferentes fontes de dados, em décadas distintas e usando várias medidas de desigualdade e pobreza.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação, desigualdade e redução da pobreza no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2447 : Educação, desigualdade e redução da pobreza no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical49 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Política Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Padrão de Vida::Combate à Pobrezapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordPobrezapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordReformas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordCrescimentopt_BR
ipea.description.objectiveExaminar se as políticas de expansão de ensino poderiam reduzir a desigualdade e a pobreza no Brasilpt_BR
ipea.description.methodologyMétodo de simulações retrospectivaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2447pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractUsing retrospective simulations, we examine whether educational expansions in the past could have reduced earnings inequality and income poverty in Brazil. We use data from three censuses and 35 national household surveys (PNAD). The simulations indicate that there are important limitations to what educational policies can do: it would take many decades to reduce inequality and poverty and only a significant scale-up of university education would lead to much lower levels of inequality and poverty. The growth required to have made that possible would have been impressive. Such a reduction could also only have occurred under optimistic assumptions about growth, job-skill matching, and non-declining returns to education. In short, education is not a panacea to poverty and inequality. These results are robust when tested with different data sources, in different decades, and using various measures of inequality and poverty. Our results provide a standard to gauge the effects of other policies in education-equivalent terms.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2447.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2447_sumex.pdf115.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.