Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9101
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2452.pdf6.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2452_sumex.pdf131.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sistema de gerenciamento da Amazônia Azul : soberania, vigilância e defesa das águas jurisdicionais brasileiras
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2452 : Sistema de gerenciamento da Amazônia Azul : soberania, vigilância e defesa das águas jurisdicionais brasileiras
Authors: Andrade, Israel de Oliveira
Rocha, Antônio Jorge Ramalho da
Franco, Luiz Gustavo Aversa
Abstract: O Brasil é um país de vocação marítima, estando seu desenvolvimento intrinsecamente associado ao mar. A extensão do litoral e das águas jurisdicionais brasileiras (AJBs) constitui, por si só, um desafio para a defesa nacional. A presença de potencialidades fundamentais para o país, tais como recursos naturais valiosos, grandes concentrações populacionais ao longo do litoral, centros urbanos importantes próximos à costa e rotas marítimas de comércio e comunicação ressaltam a importância de se vigiar e proteger essa área, chamada de Amazônia Azul. Com o objetivo de prover meios adequados para proteger essa área de grandes dimensões, a Marinha do Brasil (MB) tem desenvolvido programas estratégicos. Um desses programas é o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), que atualmente passa por uma reformulação decorrente da restrição orçamentária vigente no país. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância do desenvolvimento e implementação do SisGAAz para a vigilância da Amazônia Azul, apresentando, também, as principais implicações dessa reformulação, bem como as alternativas possíveis.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.