Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9169
Files in This Item:
File SizeFormat 
Cidade e cidadania.pdf224.27 kBAdobe PDFView/Open
Title: Cidade e cidadania : considerações sobre a gestão democrática na política urbana brasileira
Authors: Avelino, Daniel Pitangueira de
Abstract: O objetivo deste capítulo é discutir a criação e o aperfeiçoamento de instrumentos de participação social na gestão da política urbana, assumidos como reflexos do fortalecimento de movimentos sociais no cenário nacional. Apresenta conceitos sobre movimentos sociais no contexto urbano, e ainda, retrata o surgimento das estratégias de atuação de alguns atores sociais relevantes na contemporaneidade brasileira, as características dos principais instrumentos de envolvimento da sociedade na gestão democrática da cidade - especificamente o orçamento participativo (OP), os conselhos de políticas públicas e outros colegiados, as conferências, as modalidades de democracia direta e os debates, as audiências e as consultas públicas. Traz reflexões sobre os desafios atuais de funcionamento desses espaços e sua relação com a atuação dos movimentos sociais urbanos.
References: Capítulo publicado em: O Estatuto da Cidade e a Habitat III : um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a nova agenda urbana / organizador: Marco Aurélio Costa. – Brasília : Ipea, 2016. 361 p. : il., gráfs. color.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.