Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9170
Files in This Item:
File SizeFormat 
Conexão urbano.pdf121.57 kBAdobe PDFView/Open
Title: Conexão urbano-rural
Authors: Galindo, Ernesto Pereira
Abstract: Neste capítulo, veremos que são muitas as formas de abordagem do par de conceitos rural-urbano. A partir desse universo de possibilidades, este capítulo apresenta os recortes, os atores, os agentes e as escalas nas abordagens teóricas e operacionais do território, propondo uma reorganização desses recortes e dessas abordagens, em paralelo com o foco em um dos agentes econômicos simplificados – famílias, firmas e governo(s) – e mais o território. Em seguida, a partir do léxico taxonômico trazido pela seção anterior, são apresentadas as diretrizes mundiais da agenda ONU/Habitat. Faz-se, então, um breve histórico da evolução das políticas regionais no país e foca a visão urbana contida no Estatuto da Cidade. Por fim, apresenta breves comentários finais sobre essa Nova Agenda Urbana.
References: Capítulo publicado em: O Estatuto da Cidade e a Habitat III : um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a nova agenda urbana / organizador: Marco Aurélio Costa. – Brasília : Ipea, 2016. 361 p. : il., gráfs. color.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.