Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9200
Files in This Item:
File SizeFormat 
Mobilidade cotidiana.pdf865.39 kBAdobe PDFView/Open
Title: Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão
Authors: Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
Abstract: Este capítulo analisa o processo de crescimento urbano mostrando inicialmante dados gerais sobre a mobilidade nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, em 2012. Os dados mostram que a mobilidade urbana caminhou para uma divisão entre os modos de transporte na qual os veículos motorizados passaram a ser dominantes. Adicionalmente, em período mais recente, o uso dos modos motorizados privados (automóvel e motocicleta) passou a ser mais importante que o uso dos meios públicos. Analisaremos os fatores sociais e econômicos que condicionam a mobilidade das pessoas e as políticas de mobilidade aplicadas no país nas últimas décadas.
References: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Transportes: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.