Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9213
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mobilidade transfronteiriça.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mobilidade transfronteiriça : entre o diverso e o efêmero
Authors: Moura, Rosa
Cardoso, Nelson Ari
Abstract: Veremos neste texto que a faixa de fronteira correspondente à faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional (Lei n. 6.634, de 2 de maio de 1979), considerada uma região estratégica, com 15.719 km de extensão, integra onze estados brasileiros limítrofes a dez países da América do Sul, e que agrega municípios lindeiros e não lindeiros à linha de fronteira (Brasil, 2005). São as portas de entrada - e saída - de contingentes de pessoas em movimento, seja por mudança de domicílio - os migrantes - , seja em deslocamentos cotidianos para trabalho, estudo ou outras atividades ligadas particularmente ao consumo, acesso a serviços, lazer, ou, ainda, para a realização de atos ilícitos (tráfico, contrabando e fuga do - para o - país). Esses últimos exemplos são os mais associados à condição fronteiriça e colocam em plano secundário toda uma vida cotidiana de relações lícitas vivida por brasileiros e migrantes, que constituem o objeto desta análise. Privilegiando a mobilidade transfronteiriça e pauta-se em informações referentes à migração internacional e aos deslocamentos pendulares de brasileiros em direção ao exterior.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.