Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9219
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inserção Urbana.pdf269.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inserção urbana de habitacão de interesse social : um olhar sobre mobilidade cotidiana e uso do solo
Authors: Linke, Clarisse Cunha
Serra, Bernardo
Garrefa, Fernando
Araújo, Débora Cristina
Villa, Simone Barbosa
Nadalin, Vanessa Gapriotti
Krause, Cleandro Henrique
Abstract: Este capítulo mostra que desde 2007, o governo federal brasileiro vem praticando uma política de grandes investimentos em infraestrutura, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Em 2009, o governo federal lançou o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que, desde então, vem mobilizando um volume de recursos sem precedentes no Brasil para construção de habitação social, no intuito de enfrentar o deficit de moradias. A análise da localização dos empreendimentos da faixa 1 do MCMV demonstra que grande parte dos conjuntos habitacionais foi implementada com projetos de uso exclusivo de habitação nas periferias das cidades brasileiras. As distâncias dos empreendimentos às centralidades das cidades, bem como os tempos de deslocamento envolvidos, dão mostras do reforço de um quadro de segregação socioespacial, cujo exame será feito neste capítulo. Para abordar esses desafios, partiremos do estudo de caso de cinco empreendimentos destinados à faixa 1: dois no município do Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Uberlândia. Por meio destes casos, buscou-se contribuir com a reavaliação de elementos-chave de qualidade e custos de empreendimentos do MCMV, assim como suas relações com o acesso à cidade e às condições de mobilidade urbana.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros
Habitação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.