Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9238
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Extensão Rural.pdf344.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Extensão rural : seu problema não é a comunicação
Authors: Alves, Eliseu Roberto de Andrade
Santana, Carlos Augusto Mattos
Contini, Elísio
Abstract: Este texto argumenta que a modernização tecnológica de um grande número de estabelecimentos (3,9 milhões), que contribuiu com apenas 13% do valor bruto da produção (VBP) em 2006, passa pela correção de imperfeições de mercado e por processo de aperfeiçoamento da assistência técnica e extensão rural (Ater) brasileira. Esse aperfeiçoamento implica abandonar o diagnóstico equivocado de que o problema da extensão rural é a comunicação de novas tecnologias. Especificamente, argumenta-se que o desafio da extensão rural consiste em: reconhecer que a tecnologia só se difunde se for lucrativa; contribuir para a correção de imperfeições de mercado; e ajudar os produtores - em especial, os ligados à pequena produção - a definirem e escolherem sistemas de produção rentáveis.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade / organizadores: José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, José Garcia Gasques ; Alexandre Xavier Ywata de Carvalho ... [et al.]. – Brasília : Ipea, 2016. 391 p. : il., gráfs., mapas color.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.