Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9242
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acesso à terra.pdf942.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Acesso à terra, escolha ocupacional e o diferencial de produtividade agrícola entre pequenos produtores
Authors: Lambais, Guilherme Berse Rodrigues
Abstract: Um dos principais tópicos de pesquisa na economia é entender por que existem persistentes diferenças de renda e produtividade entre os países, apesar da previsão teórica de convergência do crescimento econômico e da renda per capita. Uma das principais linhas de pesquisa para explicar essa questão é fundada no fato de que existem diferenças substanciais na produtividade total dos fatores (PTF) entre os países, o que inibe a convergência. O objetivo deste capítulo é explicar por que ocorre esse diferencial de produtividade. Especificamente, concentra-se no diferencial de produtividade (parcial) da terra. Não se objetiva explicar a totalidade do diferencial, mas apenas a parte que é causada pelo mecanismo da escolha ocupacional. A hipótese central é que a escolha ocupacional para fora do domicílio, isto é, quanto os membros auferem proporcionalmente de renda externa em relação à renda gerada dentro da propriedade, exerce um efeito dominante na produtividade agrícola do empreendimento familiar.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade / organizadores: José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, José Garcia Gasques ; Alexandre Xavier Ywata de Carvalho ... [et al.]. – Brasília : Ipea, 2016. 391 p. : il., gráfs., mapas color.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Capítulos de Livros
Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.