Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Jean Marlo Pepino de-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro - RJpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T15:34:19Z-
dc.date.available2019-06-07T15:34:19Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9284-
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre o impacto da política de concessão de rodovias sobre a renda e dinâmica regionais. Reúne informações do censo de 2010 e do fluxo de veículos nas praças de pedágio em uma rodovia federal concedida, a Autopista Fluminense, para ilustrar o comprometimento da renda per capita nos potenciais deslocamentos pendulares tarifados. A partir deste recorte, o estudo infere que existe um elevado volume de deslocamentos regionais que, virtualmente, utilizam a rodovia, mas não são tarifados. As viagens sujeitas à tarifação arcam com esta gratuidade e são realizadas entre uma pequena parcela da população, com menor renda. Além disso, o estudo destaca o impacto e reflexos das cobranças uni e bidirecional da tarifa para uma população pendular de baixa renda.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleConcessões e dinâmica regional : um perfil dos deslocamentos pedagiadospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2478 : Concessões e dinâmica regional : um perfil dos deslocamentos pedagiadospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Pedágiospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte Rodoviáriopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordConcessõespt_BR
dc.subject.keywordPedágiopt_BR
dc.subject.keywordDeslocamento pendularpt_BR
dc.subject.keywordRenda per capitapt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura de transportespt_BR
ipea.description.objectiveDiscorrer sobre a concessão das rodovias no cenário brasileiro diante do perfil de renda nos municípios lindeirospt_BR
ipea.description.methodologyEstudo de Casopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2478pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper discusses about the impact of the highway concession policy on regional income and dynamics. It gathers information from the 2010 Population census and a federal highway concession, the Autopista Fluminense, to examine the attenuation of per capita income in the tolled potential commuting. The discussion deduces that there is a high volume of regional commuting that potentially use the highway and are not charged. Otherwise, there was a small portion of the population tariffed, who had lower incomes and charged with “gratuity” commuting. In addition, this study illustrates the impact and reflexes of the uni and bidirectional charges for this low-income population.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2478.PDF3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2478_sumex.pdf130.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.