Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9318
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2481.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2481_sumex.pdf120.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Quais os impactos do Prouni sobre as trajetórias laborais dos graduados no ensino superior? : um estudo de caso focado em salários de graduados em direito, medicina e engenharia da Universidade Positivo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2481 : Quais os impactos do Prouni sobre as trajetórias laborais dos graduados no ensino superior? Um estudo de caso focado em salários de graduados em direito, medicina e engenharia da Universidade Positivo
Authors: Campos, André Gambier
Di Benedetto, Roberto
Pinheiro Júnior, Luiz Pereira
Abstract: O objetivo deste Texto para Discussão é investigar se o Programa Universidade para Todos (Prouni) ajuda na construção de melhores trajetórias laborais, que se reflitam em maiores salários para os seus beneficiários. Os rendimentos dos graduados que se encontravam empregados no momento mais recente de análise mostram que aqueles com acesso à universidade por meio do Prouni tinham uma situação mais precária. Porém, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, isso não necessariamente demonstra o eventual insucesso do programa na promoção de melhores trajetórias. Afinal, a variação dos salários antes e depois da graduação universitária aponta que houve avanços salariais para ambos os grupos, beneficiários e não beneficiários do Prouni. Entretanto, no caso dos primeiros, esses avanços parecem ter sido significativamente maiores.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.