Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampagnucci, Fernanda-
dc.contributor.authorFederizzi, Carla Link-
dc.contributor.authorSpanó, Eduardo-
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-24T19:24:16Z-
dc.date.available2019-10-24T19:24:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397-
dc.description.abstractO objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleConstrução colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digitalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp.277-294 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamentalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologia e gestão públicapt_BR
dc.subject.keywordConstrução de protótipopt_BR
dc.subject.keywordPátio digitalpt_BR
dc.subject.keywordPlataforma do Currículo da Cidadept_BR
dc.subject.keywordEducação abertapt_BR
dc.relation.referencesCapítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Educação: Capítulos de Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construção colaborativa.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.