Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9399
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Assentamentos precários.pdf150.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Assentamentos precários no Brasil : discutindo conceitos
Authors: Cardoso, Adauto Lucio
Abstract: Este capítulo mostra que as cidades brasileiras evidenciam de forma eloquente as desigualdades e as precárias condições de vida da população pobre. Os mecanismos formais de acesso à terra e à moradia, seja pela via do mercado, seja pela via das políticas públicas, sempre foram insuficientes, atendendo, quando muito, apenas parte das necessidades reais da população e usualmente por meio de soluções habitacionais de baixa qualidade e com um escasso grau de acesso e de integração à infraestrutura e aos equipamentos urbanos. Nesse contexto, o acesso à habitação só se viabilizou através de processos de ocupação de terras ociosas e da autoconstrução da moradia, gerando assentamentos insalubres, frenquentemente ocupando áreas de risco e com a sua segurança física comprometida pela ausência de técnicas e de materiais adequados para a construção.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Caracterização e tipologia de assentamentos precários : estudos de caso brasileiros / editores: Maria da Piedade Morais, Cleandro Krause, Vicente Correia Lima Neto. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6801
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Habitação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.