Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9400
Files in This Item:
File SizeFormat 
Assentamentos precários no Brasil.pdf210.36 kBAdobe PDFView/Open
Title: Assentamentos precários no Brasil : uma metodologia para estimação e análise
Authors: Ferreira, Maria Paula
Marques, Eduardo Cesar Leão
Fusaro, Edgard Rodrigues
Abstract: Este capítulo apresenta um método para a estimação da população moradora em assentamentos precários. Ele é baseado na análise estatística de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por setores censitários para 561 municípios, que incluíam quase a totalidade da precariedade urbano-habitacional, conforme a mensuração do IBGE. A metodologia foi desenvolvida pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) por solicitação do Ministério das Cidades (MCidades) a partir das informações do Censo de 2000. Apesar de desenvolvido utilizando dados daquele recenseamento, o exercício pode ser replicado com outros levantamentos de forma a manter estimativas e cartografias atualizadas periodicamente.
References: Capítulo publicado em: Caracterização e tipologia de assentamentos precários : estudos de caso brasileiros / editores: Maria da Piedade Morais, Cleandro Krause, Vicente Correia Lima Neto. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6801
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Habitação: Capítulos de Livros
Demografia. População: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.