Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Murilo José de Souza-
dc.contributor.authorCampos, Flávia Rezende-
dc.coverage.spatialBrasil. Região Centro-Oestept_BR
dc.date.accessioned2019-10-31T19:36:39Z-
dc.date.available2019-10-31T19:36:39Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9426-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi examinar em que medida o modal ferroviário implementado na região Centro-Oeste vem contribuindo para impulsionar o processo de integração dessa região aos principais centros de consumo internacionais. Para tanto, adotou-se a hipótese que o vetor de exportação, incentivado pelo modal ferroviário, tem um papel importante para impulsionar as transformações na estrutura produtiva do Centro-Oeste, integrando, portanto, esse espaço regional à lógica de valorização do capital internacional, particularmente aos principais centros de consumo localizados nos mercados asiáticos. Para tanto, no aspecto metodológico, foram adotados os métodos descritivo e analítico. Por fim, observa-se na investigação que o modal ferroviário no Centro-Oeste apresentou fortes evidências de contribuir, de forma direta e indireta, para reforçar a estratégia de desenvolvimento delineada nessa região, a partir dos anos 1990; e de integrar essas economias locais, via eixos de integração nacional e desenvolvimento, com os principais centros de consumo internacional, em especial, aqueles localizados na região asiática.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleContribuições das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica na expansão do vetor externo da economia do Centro-Oestept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2513 : Contribuições das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica na expansão do vetor externo da economia do Centro-Oestept_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical34 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacional::Exportaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Ferroviaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCentro-Oestept_BR
dc.subject.keywordFerroviaspt_BR
dc.subject.keywordExportaçõespt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento regionalpt_BR
ipea.description.objectiveExaminar em que medida o modal ferroviário implementado na região Centro-Oeste vem contribuindo para impulsionar o processo de integração dessa região aos principais centros de consumo internacionaispt_BR
ipea.description.methodologyMétodos descritivo e analíticopt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2513pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this study was to examine the extent to which the railway modalities implemented in the Midwest region have contributed to boost the integration process of this region to the main international consumption centers. In order to do so, it was adopted the hypothesis that the export vector has to boost the transformations in the productive structure of the Midwest, integrating, therefore, this regional space to the logic of valorization of international capital, particularly to the main centers of consumption located in the Asian countries markets. For that, in the methodological aspect, the descriptive and analytical method was adopted. Finally, it can be observed in the investigation that the railway modal in the Midwest presented strong evidence to contribute, directly and indirectly, to reinforce the development strategy outlined in this region, from the 90’s and to integrate these local economies through national integration and development with the main centers of international consumption, especially those located in the Asian region.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2513.pdf3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2513_Sumex.pdf141.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.