Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Becker, Kalinca Léia | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Mario Jorge Cardoso de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 2015-2017 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T15:33:31Z | - |
dc.date.available | 2019-11-06T15:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9439 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar o efeito do tratamento quantílico do Programa Universidade para Todos (Prouni) nas notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2015 a 2017. Os resultados indicaram que o impacto do programa foi positivo ao longo de toda a distribuição de notas, principalmente para os estudantes que receberam bolsa integral. O impacto também foi grande para aqueles que declaram renda familiar (RF) de até 3 salários mínimos (SMs), o que reforça o argumento de que é necessário focalizar os recursos da política em alunos de baixa renda e priorizar aqueles com as maiores restrições orçamentárias. O efeito do programa também foi positivo para os alunos matriculados em instituições com conceito de qualidade 4 e 5. Assim, os resultados do estudo confirmam que políticas de ajuda financeira aos alunos de baixa renda são capazes de conjugar inclusão e qualidade no ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Avaliação de impacto do Prouni sobre a performance acadêmica dos estudantes | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2512 : Avaliação de impacto do Prouni sobre a performance acadêmica dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 30 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Bolsas de Estudos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatística::Matemática. Análise Estatística | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crédito estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prouni | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regressão quantílica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho acadêmico | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar o efeito do tratamento quantílico do Programa Universidade para Todos (Prouni) nas notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2015 a 2017. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Modelo de efeito quantílico de tratamento exógeno e não condicional (Firpo, 2007). | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2512 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study aims to analyze the quantile treatment effect of Prouni on the students’ Enade grades from 2015 to 2017. The results indicated that the impact of the program was positive throughout the grades distribution, mainly for students who received full scholarship. The impact was also greater for students who declare family income of less than three minimum wages, which reinforces the argument that it is necessary to focus the policy resources on low-income students and prioritize those with the highest budget constraints. The effect of the program was also positive for students enrolled in institutions with quality concept 4 and 5. Thus, the study results confirm that financial aid policies for low-income students are able to combine inclusion and quality in higher education. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2512.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2512_sumex.pdf | 127.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.