Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBecker, Kalinca Léia-
dc.contributor.authorMendonça, Mario Jorge Cardoso de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2015-2017pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-06T15:33:31Z-
dc.date.available2019-11-06T15:33:31Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9439-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é analisar o efeito do tratamento quantílico do Programa Universidade para Todos (Prouni) nas notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2015 a 2017. Os resultados indicaram que o impacto do programa foi positivo ao longo de toda a distribuição de notas, principalmente para os estudantes que receberam bolsa integral. O impacto também foi grande para aqueles que declaram renda familiar (RF) de até 3 salários mínimos (SMs), o que reforça o argumento de que é necessário focalizar os recursos da política em alunos de baixa renda e priorizar aqueles com as maiores restrições orçamentárias. O efeito do programa também foi positivo para os alunos matriculados em instituições com conceito de qualidade 4 e 5. Assim, os resultados do estudo confirmam que políticas de ajuda financeira aos alunos de baixa renda são capazes de conjugar inclusão e qualidade no ensino superior.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAvaliação de impacto do Prouni sobre a performance acadêmica dos estudantespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2512 : Avaliação de impacto do Prouni sobre a performance acadêmica dos estudantespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical30 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Bolsas de Estudospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Instituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatística::Matemática. Análise Estatísticapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolarpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCrédito estudantilpt_BR
dc.subject.keywordProunipt_BR
dc.subject.keywordRegressão quantílicapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho acadêmicopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar o efeito do tratamento quantílico do Programa Universidade para Todos (Prouni) nas notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2015 a 2017.pt_BR
ipea.description.methodologyModelo de efeito quantílico de tratamento exógeno e não condicional (Firpo, 2007).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2512pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aims to analyze the quantile treatment effect of Prouni on the students’ Enade grades from 2015 to 2017. The results indicated that the impact of the program was positive throughout the grades distribution, mainly for students who received full scholarship. The impact was also greater for students who declare family income of less than three minimum wages, which reinforces the argument that it is necessary to focus the policy resources on low-income students and prioritize those with the highest budget constraints. The effect of the program was also positive for students enrolled in institutions with quality concept 4 and 5. Thus, the study results confirm that financial aid policies for low-income students are able to combine inclusion and quality in higher education.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2512.pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2512_sumex.pdf127.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.