Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9461
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Cuidado.pdf107.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Cuidado das mulheres na dependência química
Authors: Melo, Rosa Virgínia
Abstract: O texto nos mostra que no universo da oferta de cuidado em saúde mental no Brasil, são as mulheres, em geral, as responsáveis pelas ações de ponta, seja no âmbito privado, como mães e esposas dadivosas, seja no público, como enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais. Neste estudo é abordado o tema da dependência química quando são elas, e não eles, quem requerem medidas de cuidado no contexto do considerado uso abusivo de álcool e outras drogas. Foi proposta uma reflexão antropológica situada em um determinado contexto empírico, com o objetivo de contribuir com análises sobre a temática de gênero no campo de saúde mental para álcool e outras drogas. Neste campo, pesquisas apontam para especificidades no cuidado das mulheres, em função das expectativas quanto ao desempenho do papel social atribuído à maternidade.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Comunidades terapêuticas : temas para reflexão / Organizadora: Maria Paula Gomes dos Santos. - Rio de Janeiro : IPEA, 2018.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8856
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Saúde: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.