Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Jean Marlo Pepino de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T20:08:11Z-
dc.date.available2019-11-20T20:08:11Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9471-
dc.description.abstractApesar de ter à disposição técnicas e estudos para se aprimorar, o setor de transportes brasileiro encontra dificuldades para atuar organicamente. Tais constrangimentos persistem pela ausência de um fluxo e da utilização de informações e integração de bases de dados e atores, atividades estas comumente realizadas por sistemas de monitoramento e avaliação (SMA). No Brasil, estas atividades ainda são incipientes e restritas a poucos setores, que estão se estruturando na última década com o auxílio de organismos internacionais. Visando contribuir para preencher esta lacuna, este artigo explora os conceitos da Teoria Geral dos Sistemas (TGS) para propor diretrizes para um SMA que pode tornar as políticas públicas brasileiras de transportes mais orgânicas e efetivas. Foram propostos doze aspectos específicos, agrupados em três aspectos gerais: a interação com o ambiente, sua estrutura e sua finalidade. Oportunamente, uma pesquisa Delphi permitiu verificar o estágio em que cada um destes aspectos se encontrava e a importância para o setor segundo especialistas da área. Os resultados da Delphi mostraram que estes elementos ainda são insuficientes ou atendem formalidades na realidade brasileira do setor.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDiretrizes para um sistema de monitoramento e avaliação das políticas públicas para infraestrutura federal de transportespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2527 : Diretrizes para um sistema de monitoramento e avaliação das políticas públicas para infraestrutura federal de transportespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical33 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Economia dos Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Avaliação Econômicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura de transportespt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento de transportespt_BR
dc.subject.keywordSistemas de monitoramento e avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
ipea.description.objectiveExplorar os conceitos da Teoria Geral dos Sistemas (TGS) para propor diretrizes para um SMA que pode tornar as políticas públicas brasileiras de transportes mais orgânicas e efetivaspt_BR
ipea.description.methodologyPesquisa Delphi com base em três aspectos gerais.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2527pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe Brazilian transport sector has difficulties to act systematically due to the absence of a flow and use of information and integration of databases and actors. These activities are usually performed by Monitoring and Evaluation Systems (MES). In Brazil, these activities are still incipient and restricted to a few sectors, which are being structured in the last decade with the help of international organizations. This article explores the concepts of the General Theory of Systems to propose guidelines for a MES that can make Brazilian public transport policies more organic and effective. Twelve specific aspects were proposed, grouped into three general aspects: interaction with the environment, its structure and its purpose. A Delphi survey was applied to specialists and indicated that these elements are still insufficient or attend to formalities in the Brazilian reality of the transport infrastructure sector.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2527.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2527_sumex.pdf123.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.