Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9488
Files in This Item:
File SizeFormat 
Evolução regulatória.pdf99.88 kBAdobe PDFView/Open
Title: Evolução regulatória-institucional do MDL e perspectivas futuras
Authors: Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira Sarmiento
Abstract: Neste capítulo, inicialmente, procede-se a resgatar as origens do MDL e seu papel importante na criação de um mercado de carbono. Os elevados custos de transação intrínsecos ao processo de certificação de créditos de carbono gerados por projetos MDL são a seguir destacados. Sugere-se também que esta etapa de custos de transação elevados foi necessária para garantir a integridade ambiental dos projetos. Procede-se à divulgação dos principais resultados de pesquisa sobre os custos de transação de projetos MDL no Brasil e, finalmente, aponta as perspectivas de utilização futura da infraestrutura criada pelo MDL. Apresenta as principais conclusões, em particular, como o mecanismo de certificação de ações de mitigação dos países em desenvolvimento estabelecidas pelo Acordo de Paris, em particular o Brasil, para obter apoio financeiro internacional.
References: Capítulo publicado em: Legado do MDL: impactos e lições aprendidas a partir da implementação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil / organizadores: Flavia Witkowski Frangetto, Ana Paula Beber Veiga, Gustavo Luedemann. – Brasília: IPEA, 2018.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8854
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.