Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9501
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Precificação do carbono.pdf121.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Precificação do carbono : do Protocolo de Quioto ao Acordo de Paris
Authors: Motta, Ronaldo Seroa da
Abstract: Este capítulo analisa as abordagens de precificação do carbono desde a adoção do Protocolo de Quioto até as propostas incluídas no Acordo de Paris. Para tal, inicia-se com uma breve análise teórica sobre instrumentos de precificação diferenciando o sistema de cobrança dos sistemas de mercado de direitos de emissão e de compensações de crédito de projeto. Em seguida, o estudo descrever as diversas formas de precificação desenvolvidas tanto no âmbito da Convenção do Clima quanto nas modalidades voluntárias. Em mais detalhe, analisam-se as principais experiências com o Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da União Européia e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O texto então discute os instrumentos de mercado que são reconhecidos e regulados nos artigos 5 e 6 do Acordo de Paris e como esses dialogam com as experiências existentes. Ao final, comentam-se as oportunidades para o Brasil avançar ainda mais na sua excelência adquirida com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), integrando também as vantagens ambientais e competitivas de outros instrumentos.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Legado do MDL: impactos e lições aprendidas a partir da implementação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil / organizadores: Flavia Witkowski Frangetto, Ana Paula Beber Veiga, Gustavo Luedemann. – Brasília: IPEA, 2018.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8854
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.