Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9706
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Excluir para legitimar.pdf248.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Excluir para legitimar : a disputa dos significados da segurança pública nas políticas de participação em São Paulo
Authors: Bueno, Samira
Astolfi, Roberta Corradi
Pekny, Ana Carolina Guerra Alves
Jardim, Lucas Bernasconi
Abstract: Este capítulo é sobre o trabalho realizado pela equipe de pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública no estado de São Paulo, no período entre outubro de 2012 e outubro de 2014. No contexto deste estado, optou-se por fazer uma descrição analítica dos conselhos comunitários de segurança (Consegs), estruturas mais visíveis da participação popular nas políticas de segurança, inaugurados ainda na década de 1980, e cujo protagonismo veio em meados dos anos 1990, com a implantação do policiamento comunitário. A pesquisa teve por objetivo compreender a percepção dos policiais acerca destes espaços institucionalmente providos pelo poder público, bem como os fatores que limitavam ou ampliavam a participação dos cidadãos. O trabalho de campo levou à observação das reuniões dos Consegs durante sete meses nos bairros de Brasilândia, Butantã, Heliópolis, Itaim Bibi e Santa Cecília, escolhidos pela heterogeneidade dos territórios.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Instituições participativas no âmbito da segurança pública : programas impulsionados por instituições policiais / Organizador: Almir de Oliveira Junior. - Rio de Janeiro : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9698
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.