Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Marize Bastos da-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro, RJpt_BR
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-23T18:44:58Z-
dc.date.available2020-03-23T18:44:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9741-
dc.description.abstractEste texto é um recorte de uma travessia. Trata-se, como é frequente no ofício de pesquisador, de desdobramento de experiências e encontros acumulados em diferentes espaços acadêmicos e profissionais que, aqui, possuem um eixo comum: a sociabilidade das favelas do município do Rio de Janeiro e a sua relação com o poder público e as diferentes esferas da sociedade. Estamos retomando parte da reflexão de uma pesquisa que deu origem a nossa tese de doutorado, voltada para o processo de trabalho de educadores comunitários moradores de favelas e inseridos em programas públicos e organizações não governamentais (ONGs). A investigação abordou as experiências destes educadores a partir de sua inserção naquilo que denominamos fronteira, o terreno de trabalho social que se constitui historicamente nas favelas do município do Rio de Janeiro, onde diferentes agentes sociais foram se posicionando, em alianças e disputas. Buscamos uma aproximação histórica com o período que vai desde os anos 1950 ao período que deu início à era das remoções, a fim de compreender a participação popular no âmbito da configuração social das favelas em diferentes contextos históricos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea)pt_BR
dc.titleCenas históricas da participação popular na constituição de um campo de fronteira nas favelas do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 15-42 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Favelaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Controle Socialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Comunitáriapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Ciências Sociais::Ramos das Ciências Sociais::Análise Históricapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Aglomerações Urbanaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Participação Social::Participação Socialpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordParticipação popularpt_BR
dc.subject.keywordEducadores comunitáriospt_BR
dc.subject.keywordSociabilidade nas favelaspt_BR
dc.subject.keywordOrganizações não governamentaispt_BR
dc.subject.keywordControle socialpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordComplexo do Alemãopt_BR
dc.subject.keywordCampo de fronteirapt_BR
dc.relation.referencesCapítulo publicado em: Vida social e política nas favelas : pesquisas de campo no Complexo do Alemão / Organizadora: Rute Imanishi Rodrigues. - Rio de Janeiro : Ipea, 2016.pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6410pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Capítulos de Livros
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cenas históricas.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.