Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9762
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n52_capital.pdf157.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Capital social e desenvolvimento na região metropolitana de Porto Alegre : comparando novo Hamburgo e São Leopoldo
Authors: Santos, Everton Rodrigo
Pase, Hemerson Luiz
Matos, Isis Oliveira Bastos
Abstract: Este artigo analisa a relação existente entre o social e o desenvolvimento local a partir do estudo de dois municípios do estado do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo, situados na região metropolitana (RM) de Porto Alegre. Nossa hipótese de trabalho sugere que o social existente nestas localidades constitui-se em uma variável importante que pode explicar em parte o desenvolvimento destas cidades. A metodologia utiliza os resultados de duas pesquisas quantitativas, tipo surveys domiciliares, aplicadas em ambos os municípios, com amostras probabilísticas, totalizando 1.213 questionários, com erro amostral de 4% e confiança de 95%, bem como pesquisa documental aos sites das referidas prefeituras, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (), do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do estado do Rio Grande do Sul. O estudo demonstrou que a confiança que as pessoas nutrem umas nas outras, bem como as formas de participação, solidariedade e cooperação estão correlacionadas positivamente com os índices de desenvolvimento local, em outras palavras, com indicadores de longevidade, renda, escolaridade, acesso a bens públicos, entre outros que compuseram nosso de desenvolvimento local (IDL).
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9713
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.