Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/982
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1798.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fatores globais e locais na determinação do fluxo de capital para economias emergentes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1798: Fatores globais e locais na determinação do fluxo de capital para economias emergentes
Global and local factors in determining the flow of capital to emerging economies
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Rocha, Katia Maria Carlos
Abstract: O estudo analisa, através de um modelo de painel, os determinantes do fluxo de capital líquido e de sua volatilidade para um grupo de dezenove economias emergentes no período 1980-2011 e propõe uma metodologia para avaliar a importância relativa dos fatores globais e locais na determinação da variabilidade do fluxo. Os emergentes analisados (Argentina, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, Hungria, Índia, Indonésia, Malásia, México, Peru, Filipinas, Polônia, Rússia, África do Sul, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela) representavam em janeiro de 2012 aproximadamente 95% do índice Emerging Markets Bond Index Global (EMBIG) do JPMorgan. Os resultados apontam para maior estabilidade econômica, representada pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) local, menor volatilidade da inflação, políticas de austeridade fiscal, maior governança e liberalização financeira. O modelo explica até 40% da variância e volatilidade do fluxo de capital líquido para emergentes. A importância dos fatores globais na determinação da variância do fluxo é menor na amostra mais recente, onde os fatores locais adquirem maior importância. No entanto, os fatores globais, que estão fora do controle das autoridades de cada país, explicam a maior parte das flutuações relativas à volatilidade do fluxo de capital líquido para os emergentes. Os resultados são robustos a diferentes metodologias para definir os períodos de crise de fluxo de capital.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.