Pesquisador(a):
Pedro Silva Barros

Carregando...
Foto do Perfil

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

orgunit.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Acesso à informação

Termos de uso

Titulo alternativo

Variações do nome da Unidade organizacional

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Responsável pela unidade organizacional

Outras autorias

Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Resumo traduzido

Informações sobre a unidade organizacional

Sobre o pesquisador

Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2009. Desde 2019 é editor da Revista Tempo do Mundo e coordenador do projeto Integração Regional: o Brasil e a América do Sul, ambos da Diretoria de Estudos Internacionais (Dinte) do Ipea. Entre 2015 e 2018, foi diretor de assuntos econômicos da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), servindo em sua Secretaria Geral em Quito, Equador. Antes, foi titular da Missão do Ipea na Venezuela (2010-2014), servindo ao Brasil em Caracas, e diretor-adjunto internacional do Ipea (2015). Foi professor do departamento de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidad de Los Hemisferios (Quito, Equador). É doutor em ciências pelo programa de pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam-USP), onde realizou estágio pós-doutoral. Também concluiu o programa de pós-doutorado do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e o curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) da Escola Superior de Defesa (ESD). É mestre em economia política (PUC-SP), bacharel em ciências econômicas (USP) e bacharel em direito (USP).

Endereço de Email

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final desta publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

orgunit.page.relation.references

Publicações (Autor)

Publicação
Apresentação : o tempo da política industrial no mundo
(Ipea, 2024-12) Freddo, Daniela; Roventini, Andrea; Pedro Silva Barros; Daniela Freddo; Andrea Roventini; Pedro Silva Barros
A edição nº 36 da Revista Tempo do Mundo reúne 17 artigos que exploram a retomada da política industrial como instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico e social no Brasil e no mundo, destacando a Nova Indústria Brasil (NIB) como resposta aos desafios da desindustrialização, transição energética e desigualdades estruturais. A publicação analisa experiências internacionais, como as dos EUA, China, Europa e Austrália, e propõe abordagens orientadas por missões, com forte participação social e coordenação estatal. Os textos abordam temas como inovação, integração regional, envelhecimento populacional, indústria extrativa e digital, além de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão e soberania tecnológica.
Publicação
Apresentação : O tempo da política de defesa do Brasil em um mundo em transição
(Ipea, 2025-04) Gonzales, Selma Lúcia de Moura; Lima, Raphael Camargo; Pedro Silva Barros; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Selma Lúcia de Moura Gonzales; Raphael Camargo Lima; Pedro Silva Barros
Tempo do Mundo 37
A edição nº 37 da Revista Tempo do Mundo aborda os desafios e oportunidades da política de defesa brasileira em um cenário internacional marcado por transições geopolíticas, competição entre grandes potências e enfraquecimento do multilateralismo. O texto destaca a complexidade da política de defesa, que atua na interseção entre governo e Estado, e entre os âmbitos doméstico e internacional. São analisadas questões como a influência dos EUA na América Latina, a fragilidade institucional do Ministério da Defesa, a ausência de coordenação regional, e os impactos de temas como mudanças climáticas, segurança cibernética e crime organizado. A revista reúne 16 artigos de especialistas civis e militares, abordando temas como inovação tecnológica, infraestrutura crítica, cooperação internacional, dissuasão espacial e convencional, e participação democrática na formulação de políticas públicas. Apesar de avanços institucionais desde os anos 1990, como a criação do Ministério da Defesa e da Estratégia Nacional de Defesa, persistem desafios estruturais e políticos que limitam a efetividade do setor. A publicação busca fomentar o debate e contribuir para o aprimoramento das políticas de defesa nacional.
Publicação
Apresentação : o tempo do BRICS e o Brasil no mundo
(Ipea, 2025-08) Yan Tan; Jafar Bedru Geletu; Walter Desiderá; Pedro Silva Barros; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Ya Tan; Jafar Bedru Geletu; Walter Desiderá; Pedro Silva Barros
Tempo do Mundo 38
O texto apresenta o dossiê temático da Revista Tempo do Mundo (n. 38, 2025) dedicado ao BRICS, contextualizando o papel do agrupamento no cenário internacional contemporâneo e destacando a presidência rotativa do Brasil em 2025. O documento enfatiza que o fortalecimento do BRICS é estratégico para o governo brasileiro e para os países do Sul Global, sobretudo em um contexto marcado por instabilidades geopolíticas, fragmentação da ordem internacional e desafios ao multilateralismo.
Publicação
Relações do Brasil com a América do Sul após a Guerra Fria : política externa, integração, segurança e energia
(Ipea, 2014) Walter Antonio Desiderá Neto; Marcelo Passini Mariano; Raphael Padula; Michelle Carvalho Metanias Hallack; Pedro Silva Barros; Walter Antonio Desiderá Neto; Marcelo Passini Mariano; Raphael Padula; Michelle Carvalho Metanias Hallack; Pedro Silva Barros
Analisa as relações do Brasil com os demais países da América do Sul entre 1985 e 2010, abordando as transformações da política externa brasileira, o papel do país na construção dos mecanismos de integração regional, e o impacto dessas dinâmicas nas áreas de segurança e energia. Inicialmente, examina-se a evolução da política externa desde a redemocratização, passando pelos governos Sarney, Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula, destacando as mudanças de orientação, as estratégias de inserção internacional e o fortalecimento da concertação política regional. Em seguida, discute-se o papel do Brasil na criação e no desenvolvimento do Mercosul, da Unasul e do Conselho de Defesa Sul‑Americano, bem como sua atuação na mediação de crises regionais e no enfrentamento de ameaças transnacionais. Por fim, analisa-se o panorama energético sul‑americano, a desigual distribuição de recursos, os projetos de infraestrutura e os desafios para a integração energética, ressaltando a influência decisiva do Brasil na formulação de iniciativas regionais.

Publicações (Editor)

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais