Publicação: Restrições ao crescimento de indústrias de pequena escala nos países em desenvolvimento : uma revisão crítica
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A questão levantada nesta revisão refere-se ao fato de quando os produtores em pequena escala nos países em desenvolvimento podem expandir-se ou quando enfrentam restrições que impedem seu crescimento. Grande parte da literatura tem sido otimista com relação a este tema: ainda quando restrições internas (por exemplo, a falta de capacitação administrativa) ou externas (por exemplo, a discriminação do governo) são identificadas, a expansão é vista como um processo aberto. Em outras contribuições, esse ponto de vista tem sido severamente criticado: alguns alegam que os pequenos produtores são explorados por meio de vários mecanismos, enquanto outros sugerem que o seu caminho para a expansão está bloqueada, como resultado de fatores tais como a preexistência de tecnologia muito avançada, o controle de grandes firmas sobre os mercados de produtos ou dificuldades ao acesso às matérias-primas.
Ao discutir os argumentos apresentados no debate, faz-se uma tentativa de avaliar suas bases teóricas e de examinar a extensão em que elas se apóiam empiricamente. Enquanto a maioria dos estudos expressa explicita ou implicitamente uma visão definitiva em relação ao potencial de crescimento dos pequenos produtores, tal juízo raramente baseia-se nuns exame abrangente do contexto que determina esse potencial.
