Publicação: Uma nota sobre a evolução da produtividade industrial brasileira entre 1990 e 1995
Carregando...
Paginação
Primeira página
37
Última página
42
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
A opinião dos atores : Uma nota sobre a evolução da produtividade industrial brasileira entre 1990 e 1995
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O grande aumento nos níveis de produtividade na indústria brasileira desde o final da década de 80 é um tema de indiscutível importância pelas óbvias implicações que tem quanto à produtividade agregada - e, portanto, bem-estar presente e futuro -, quanto à competitividade da produção manufatureira e, finalmente, quanto às perspectivas de evolução do emprego industrial para uma dada trajetória de crescimento da produção. A importância do tema é reforçada pelo fato de que os ganhos recentes representam uma descontinuidade na tendência que se vinha observando há décadas. Na verdade, indicações esparsas e estudos de caso mostram que estamos em meio a uma etapa de mudanças tecnológico-organizacionais que é semelhante à de diversos outros países do primeiro e terceiro mundos. Isto sugere que o Brasil não é, como nunca foi, um país caracterizado por possuir um sistema económico único no mundo em termos de práticas gerenciais, no qual as recentes inovações tecnológico-administrativas observadas em escala internacional passam ao largo. O tema da reorganização produtiva e incorporação de novas tecnologias tem, como se sabe, provocado infindáveis discussões, aqui e no exterior, no que toca à sua interpretação, limites, potencialidades e, não menos importante, consequências sobre a absorção de mão-de-obra. A produção intelectual brasileira sobre esses temas não chega a ser vasta, talvez pelo pouco tempo decorrido desde o início das referidas mudanças, talvez pela dificuldade em admitir alterações no comportamento das empresas em relação a práticas passadas ou, quem sabe, pela dificuldade em aceitar como permanentes novas políticas como a abertura comercial iniciada em fins dos anos 80, que, acredita-se, está por trás das motivações para a adoção das novas técnicas.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
BONELLI, Regis. Uma nota sobre a evolução da produtividade industrial brasileira entre 1990 e 1995 (Ponto de vista). Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise. Brasília, v. 01, n. 0, p. 37-42, mar. 1996. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19070
