Publicação: Análise do mercado de trabalho : Mercado de Trabalho n.36 – ago. 2008
Carregando...
Arquivos
Paginação
9 p.
Primeira página
3
Última página
11
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A fim de balizar os resultados sobre a performance do mercado de trabalho, faremos antes um breve panorama do ambiente macroeconômico na primeira metade de 2008. No que se refere ao nível de atividade, os indicadores continuam apontando para uma tendência de expansão da economia. O último resultado disponível para o Produto Interno Bruto (PIB) refere-se ao primeiro trimestre de 2008 e mostra um crescimento de 5,8% frente ao mesmo período de 2007. Outros indicadores do nível de atividade – tais como vendas no varejo, investimento real e exportação – indicam, no entanto, que o nível de atividade continuou a se expandir em patamares semelhantes no segundo trimestre. A evolução dos níveis de preço vem mostrando uma progressão bem menos favorável do que a reportada para o nível de atividade. A trajetória do índice de preços ao consumidor Amplo (IPCA) é marcada por uma forte aceleração no período analisado, chegando a 8,6% no segundo trimestre de 2008. Ultrapassa, assim, a banda superior da meta de inflação estipulada pelo governo. Portanto, o cenário macroeconômico que serve de pano de fundo para a nossa análise do mercado de trabalho é de expansão do nível de atividade com elevação dos preços.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Análise do mercado de trabalho. Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise. Brasília, v. 13, n. 36, p. 03-11, ago. 2008. Disponível em:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18780
