Publicação: Comparação de eficiência entre as instituições de ensino superior públicas e privadas no desempenho acadêmico dos alunos concluintes em ciências econômicas
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
2012
2015
2015
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Efficiency comparison between public and private higher education institutions in the academic performance of economics senior students, Comparación de eficiencia entre las instituciones de educación superior públicas y privadas en el desempeño académico de los alumnos en ciencias económicas, Comparaison d’efficience entre les établissements d’enseignement superieur publics et privés dans la performance academique des eleves en sciences economiques
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O objetivo do trabalho é avaliar o desempenho das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas
em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos concluintes em ciências
econômicas, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 e 2015. O estudo contribui com a literatura, ao utilizar uma nova abordagem, que decompõe a análise envoltória de dados em dois componentes: um relativo ao desempenho do aluno, e outro relacionado à eficiência das IES. Aplica-se também a técnica de mínimos quadrados ordinários para o controle dos fatores socioeconômicos dos alunos. Para a obtenção de fronteiras de eficiência robustas, foi utilizado o método jackstrap de identificação de outliers. Os resultados indicam não haver diferenças significativas de eficiência entre as categorias administrativas, tanto entre os alunos, quanto entre as instituições. Verifica-se também a menor eficiência média de alunos, quando comparada com a eficiência média das IES.
Resumo traduzido
The aim of the paper is to evaluate the performance of public and private higher education institutions (HEI) regarding its capacity to aggregate academic knowledge to economics senior students, based in the Enade scores during 2012 and 2015. The study contributes with the literature by using a new approach, which decomposes the Data Envelopment Analysis in two components: one concerned to pupil’s performance and another one related to HEIs efficiency. It is also applied Ordinary Least Squares to control socioeconomic factors from the students. In order to obtain a robust efficiency frontier, it was used the Jackstrap method for outlier detection. The results show that there are no significant differences in efficiency between the administrative categories, from both students and institution point of view. It was also verified the smaller average efficiency of the students when compared with HEI’s efficiency.
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
MARQUES, Felipe César; DAVOGLIO, Guilherme Rubim; CAMARA, Marcia Regina Gabardo da; NASCIMENTO, Sidnei Pereira do; FERREIRA, Carlos Roberto. Comparação de eficiência entre as instituições de ensino superior públicas e privadas no desempenho acadêmico dos alunos concluintes em ciências econômicas. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 54, p. 157-186, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp54art07
