Publication: O Conceito de transição justa : definição e desafios para as finanças sustentáveis
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
15
item.page.description.lastpage
32
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Discute a evolução do conceito de transição justa no contexto das mudanças climáticas e sua relação com as finanças sustentáveis, destacando a necessidade de que a transição para uma economia de baixo carbono ocorra de forma socialmente inclusiva e equitativa. O autor examina os efeitos socioeconômicos das mudanças climáticas e das políticas de adaptação e mitigação, abordando a distribuição desigual de riscos e oportunidades entre trabalhadores, comunidades, territórios e países. O texto analisa as dimensões distributiva e procedimental da justiça, os desafios de incorporação desses princípios às finanças sustentáveis e a importância de mecanismos financeiros capazes de apoiar projetos de adaptação, mitigação, proteção social e desenvolvimento sustentável, com especial atenção ao papel das instituições públicas e dos bancos de desenvolvimento na promoção de uma transição climática justa.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
HORN, Carlos Henrique. O conceito de transição justa: definição e desafios para as finanças sustentáveis. In: LUDEMANN, Gustavo Alves; REIS, Cristina Fróes de Borja (org.). Transição justa nas finanças no Brasil. Brasília: Ipea, 2026. p. 15-32. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556351025-cap1.
item.page.description.version
Description
Este capítulo foi elaborado no âmbito do projeto de pesquisa sobre a transição justa nas finanças no Brasil, patrocinado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Além da GIZ, a pesquisa contou com a colaboração do Ministério da Fazenda (MF), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A investigação integra o escopo do projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS), conduzido pela GIZ em parceria com o MF e o Banco Central do Brasil (BCB), com recursos provenientes do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
