Publicação:
Avaliação do desempenho de cotistas e não cotistas na UFPE entre 2018 e 2022

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

85

Última página

115

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

2018 - 2022

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Performance evaluation of quota and non-quota students at UFPE between 2018 and 2022, Evaluación del desempeño de beneficiarios de cuotas y no beneficiarios en la UFPE entre 2018 y 2022

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este trabalho visa avaliar o desempenho de alunos cotistas em comparação com não cotistas no tocante ao coeficiente acadêmico, à formatura com atraso, à evasão, ao trancamento e à reprovação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre 2018 e 2022. O estudo tem caráter documental, com coleta de dados em fontes institucionais. Adota-se uma abordagem quantitativa, censitária, do tipo ex post, e métodos estatísticos de regressões lineares e logísticas. Os resultados apontam que os alunos cotistas apresentam melhor desempenho no que se refere à formatura com atraso, à evasão e ao trancamento. Por outro lado, os alunos não cotistas obtiveram melhor desempenho no que se refere ao coeficiente acadêmico e à reprovação.

Resumo traduzido

The study aims to evaluate the performance of quota students compared to non-quota students regarding academic GPA, delayed graduation, dropout rates, leave of absence, and failure rates at the Federal University of Pernambuco between 2018 and 2022. The research adopts a documental approach, with data collection from institutional sources. A quantitative, census-based, ex-post approach is employed, along with statistical methods such as linear and logistic regressions. The results indicate that quota students perform better in terms of delayed graduation, dropout rates, and leave of absence. On the other hand, non-quota students achieved better performance concerning academic GPA and failure rates.
El trabajo tiene como objetivo evaluar el desempeño de los estudiantes beneficiarios de cuotas en comparación con los no beneficiarios en cuanto al coeficiente académico, la graduación con retraso, la deserción, la cancelación de matrícula y la reprobación en la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) entre los años 2018 y 2022. El estudio tiene un carácter documental, con la recolección de datos en fuentes institucionales. Se adopta un enfoque cuantitativo, de tipo censal y ex post, utilizando métodos estadísticos como regresiones lineales y logísticas. Los resultados muestran que los estudiantes beneficiarios de cuotas tuvieron un mejor desempeño en lo relacionado con la graduación con retraso, la deserción y la cancelación de matrícula. Por otro lado, los estudiantes no beneficiarios presentaron un mejor desempeño en lo referente al coeficiente académico y a las reprobaciones.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

Citação

ALBUQUERQUE, Felipe Lucena Carneiro de; SANTOS, Anderson Moreira Aristides dos. Avaliação do desempenho de cotistas e não cotistas na UFPE entre 2018 e 2022. Planejamento e Políticas Públicas. Brasília, n. 70, p. 85-115, maio/ago. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp70art4

Aviso

Notas

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais