Publicação: Transporte aéreo de passageiros e efeitos de rede social
| dc.contributor.author | Carvalho, Claudio Luiz de | |
| dc.contributor.author | Almeida, Eduardo | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2016-07-04T17:57:28Z | |
| dc.date.available | 2016-07-04T17:57:28Z | |
| dc.date.issued | 2015-12 | |
| dc.date.portal | 2015-12 | |
| dc.description.abstract | A literatura de transporte raramente considera a influência da interação social e espacial sobre os fluxos de passageiros. Este artigo objetiva analisar os determinantes dos fluxos de passageiros do transporte aéreo, utilizando o modelo gravitacional ampliado, incorporando efeitos de rede social, dependência espacial e controlando-se para efeitos fixos. O controle para efeitos fixos na presença de variável explicativa invariante no tempo foi feito por intermédio do método da decomposição vetorial de efeitos fixos. Os resultados obtidos mostram que o efeito indireto de rede social se mostrou relevante para explicar o fluxo aéreo de passageiros. Contudo, não houve evidência sobre a relevância estatística dos efeitos de rede diretos na explicação dos fluxos aéreos. | pt_BR |
| dc.description.abstractalternative | The transport literature has rarely considered the influence of spatial and social interaction on passenger flows. This work aims to estimate air travel demand using an extended gravity model, incorporating social network effects and controlling for fixed effects. The control for fixed effects in a presence of time-invariant explanatory variable was done using fixed effects vector decomposition. The findings reveal that the indirect network effect is important to explain airline passenger flows. However there is no evidence on the statistical relevance of direct network effect in the explanation of air travel flows. | pt_BR |
| dc.description.other | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 45, jul./dez. 2015. | pt_BR |
| dc.description.other | p. 199-219 | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6712 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532 | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Modelo gravitacional | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Transporte aéreo de passageiros | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Efeitos de rede | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Decomposição vetorial de efeitos fixos | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Transporte Aéreo | pt_BR |
| dc.title | Transporte aéreo de passageiros e efeitos de rede social | pt_BR |
| dc.title.alternative | Airline passenger transport and social network effects | pt_BR |
| dc.title.alternative | Transporte aereo de pasajeros y efectos de rede social | pt_BR |
| dc.title.alternative | Le transport aérien de passagers et les effets de réseau social | pt_BR |
| dc.type | Journal article | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
| ipea.classification | Transportes | pt_BR |
| relation.isJournalIssueOfPublication | 90404060-edfa-4077-a5e4-039f98408bc6 | |
| relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | 90404060-edfa-4077-a5e4-039f98408bc6 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- PPP_n45_Transporte_aéreo.pdf
- Tamanho:
- 553.63 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
