Publication:
Proposição de um sistema de segurança de fronteiras brasileiras : um esforço para transformar o desenho de força

dc.contributor.authorRaza, Salvador
dc.contributor.scholarSalvador Raza
dc.date.accessioned2026-02-09T18:50:17Z
dc.date.available2026-02-09T18:50:17Z
dc.date.issued2014
dc.date.portal2014
dc.descriptionO texto foi originalmente elaborado em inglês e apresentado em conferência sobre Borders and Borderland Security in the Americas na Universidade de Stanford, Califórnia, Estados Unidos, em 18 e 19 de junho de 2012. O professor Humberto Lourenção gentilmente efetuou a tradução e edição da versão em português.
dc.description.abstractApresenta uma proposta conceitual e estratégica para a construção de um Sistema Nacional de Segurança de Fronteiras do Brasil, baseado na lógica de persuasão denial‑deter e integrado por capacidades tecnológicas, operacionais e institucionais que visam enfrentar ameaças multidimensionais. O autor destaca que a segurança de fronteiras exige um modelo próprio de análise — distinto da segurança nacional tradicional — devido à complexidade territorial, à presença de múltiplos atores e às interações simultâneas de natureza policial, militar, econômica, ambiental e social. O texto discute as três grandes muralhas (amarela, cinza e amazônica) como módulos territoriais distintos que demandam arquiteturas específicas de vigilância, controle, comunicação e resposta. Também enfatiza a necessidade de integração interagências, interoperabilidade, desenvolvimento tecnológico nacional, sistemas C4ISR e acordos bilaterais, defendendo que o Brasil precisa estruturar seu sistema de fronteiras como um esforço estratégico e de longo prazo, capaz de sustentar soberania, desenvolvimento e segurança.
dc.description.bookauthorReginaldo Mattar Nasser
dc.description.bookauthorRodrigo Fracalossi de Moraes
dc.description.booktitleO Brasil e a segurança no seu entorno estratégico: América do Sul e Atlântico Sul
dc.description.firstpage59
dc.description.lastpage85
dc.identifier.citationRAZA, Salvador. Proposição de um sistema de segurança de fronteiras brasileiras: um esforço para transformar o desenho de força. In: NASSER, Reginaldo Mattar; MORAES, Rodrigo Fracalossi de (org.). O Brasil e a segurança no seu entorno estratégico: América do Sul e Atlântico Sul. Brasília, DF: Ipea, 2014. p. 59–85. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20009
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20009
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.chapterO Brasil e a segurança no seu entorno estratégico : América do Sul e Atlântico Sul
dc.relation.ispartofhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3075
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.subject.keywordSegurança de fronteiras
dc.subject.keywordPersuasão Denial‑Deter
dc.subject.keywordSistema SysC
dc.subject.vcipeaDefesa
dc.titleProposição de um sistema de segurança de fronteiras brasileiras : um esforço para transformar o desenho de força
dc.title.scholarProposição de um sistema de segurança de fronteiras brasileiras: um esforço para transformar o desenho de força
dc.typeBook part
dspace.entity.typePublication
relation.isBookOfChaptere6746d9f-ab2d-4635-9bfb-a25f2ef4f467
relation.isBookOfChapter.latestForDiscoverye6746d9f-ab2d-4635-9bfb-a25f2ef4f467

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
livro_brasil_seguranca_cap3_proposicao_sistema_seguranca.pdf
Size:
511.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais