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Dinâmica da eficiência produtiva das instituições federais de ensino superior

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Dynamics of production efficiency of federal institutions of higher education, Dinámica de la producción eficiencia de las instituicones federales de enseñanza superior, Dynamique de la production d’efficacité des institutions fédérales de l’enseignement supérieur

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Resumo

Este trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal por meio de uma metodologia não paramétrica denominada análise envoltória de dados (DEA), considerando as instituições federais de ensino superior (Ifes) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada por intermédio de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições para o período 2004-2008. As 49 Ifes foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém o índice de Malmquist mostrou uma queda de produtividade para a maioria das Ifes, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo.

Resumo traduzido

This examine the efficiency frontier of federal public higher education through a non-parametric method called Data Envelopment Analysis (DEA). A dynamic frontier was estimated and the Malmquist index was evaluated to verify the productivity change between two peridos. In the model, we used several educational administrative indicators as inputs and outputs of the productive process, provided by the institutions themselves for the years from 2004 to 2008. The total number of Ifes (49) was divided into two subsets (groups A and B), according with their similarity of teaching, researching and extension activities, in order to minimize heterogeneity in the sector. The results of the dynamic models indicated a high level of efficiency scores but the Malmquist index showed a productivity decrease to most universities, indicating a possible deterioration of the educational product over time.

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