Publicação:
Análise da evolução e dinâmica do gasto social federal: 1995-2001

dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de
dc.contributor.authorMoraes Neto, Manoel Batista de
dc.contributor.authorSadeck, Francisco
dc.contributor.authorDuarte, Bruno de Carvalho
dc.contributor.authorSimões, Helenne Barbosa
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-2001pt_BR
dc.date.accessioned2014-04-04T14:12:50Z
dc.date.available2014-04-04T14:12:50Z
dc.date.issued2003-10
dc.date.portal2003-10
dc.description.abstractOs gastos realizados pelo governo federal em áreas sociais ao longo do período compreendido entre 1995 e 2001 foram dimensionados, analisados e apresentados a cada ano em valor global e desagregado por áreas de atuação, ou seja, o presente trabalho dá prosseguimento a trabalho realizado anteriormente por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os atuais resultados mostram uma evolução do Gasto Social Federal (GSF) com pequena prioridade macroeconômica. A prioridade fiscal foi bastante irregular, tendo momentos de aumento e momentos em que a fração da despesa efetiva destinada à área social caiu. Além disso, o governo federal utilizou fontes de financiamento do gasto social a fim de enfrentar o desequilíbrio fiscal e financeiro. Os gastos vistos pela ótica das áreas de atuação mostram uma definição de prioridades e de ênfase que acaba por delimitar fronteiras bastante definidas para o gasto em áreas sociais: Previdência Social, Benefícios a Servidores, Saúde e, ainda, Educação e Cultura representam quase 90% do GSF. Na relação do GSF com pobreza e desigualdade, as comparações efetuadas mostraram que o gasto foi um dos elementos responsáveis pelo fato de que pobreza e desigualdade não aumentaram, tendo em vista o quadro social do período. Diante desses dados, alguns desafios estão colocados para a ampliação das políticas sociais, um dos mais sérios diz respeito ao fato de que a margem para expansão das receitas públicas atualmente se encontra reduzida, em grande parte em decorrência do crescimento já verificado na carga tributária. No entanto, é possível se pensar na reorientação de parte do gasto público para o atendimento das necessidades sociais da população brasileira, principalmente daquela parte que está esterilizada para remuneração da dívida pública, concentrada no pagamento de juros em patamares muito elevados. Além disso, a parcela dos recursos das contribuições sociais que está sendo destinada a outros programas e ações de caráter não social deveria ser voltada para área.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe expenses carried through for the federal government in social areas to the long one of the period understood between 1995 and 2001 had been measured and analysed, presenting it each year in value global and desegregated by Performance Areas, continuing the work originate by technicians of the Ipea. The results of this work show an evolution of the FSE with small macroeconomic priority. The fiscal priority was sufficiently irregular, having increase some moments and other moments that the fraction of the expenditure accomplishes destined the social area fell. Moreover, the federal government used sources of financing of the social expense in order to face the fiscal and financial disequilibrium. The expense seen by the optics of the Performance Areas shows a definition of priorities and emphasis that the most expenses set is compose by: Social Welfare; Civil Servant Benefits; Health and Education and Culture, with 90% of the FSE. In the relation of the FSE with poverty and inequality the effected comparisons had shown that the growth of the social expenses was not enough to diminishing the poverty and the inequality. It was verified that the expense was one of the responsible elements so that poverty and inequality did not increase, in view of the social picture of the period. Ahead to this scenario, some challenges are placed for the magnifying social politics. One of the most serious is related to the fact the edge for expansion of public revenues currently meets reduced to a large extent due to the growth verified in the tax burden. However, it is possible to think about the reorientation of the part of the public expense for the attendance of the social necessities of the Brazilian people, mainly of that part that is sterilized for remuneration of the public debt, especially in the payment of one of the highest interests of the present time. Beyond that, the parcel of the resources of the social contributions that is not destined towards social areas, should return to the financing this kind of area.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 988pt_BR
dc.description.other55 p. : il.pt_BR
dc.description.otherReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherConteúdo: possui anexopt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2949
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordGasto social federalpt_BR
dc.subject.keywordGastos governamentaispt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.titleAnálise da evolução e dinâmica do gasto social federal: 1995-2001pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 988: Análise da evolução e dinâmica do gasto social federal: 1995-2001pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the evolution and dynamics of federal social spending: 1995-2001pt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_988.pdf
Tamanho:
234 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais