Publicação: As agências federais de crédito e as prioridades do governo central
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 458: As agências federais de crédito e as prioridades do governo central, The federal credit agencies and the priorities of the central government
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A questão do papel das agências federais de crédito (AFC) no financiamento das atividades econômicas consideradas prioritárias pelo governo federal tem sido um dos pontos que têm levado a discussões no que se refere à formulação da política oficial de crédito do governo central. O presente trabalho tem como objetivos principais: (i) verificar se as instituições federais de crédito vêm observando as diretrizes governamentais na concessão de empréstimos e financiamentos, e (ii) com base nos dados da taxa de investimento calculado pelo IBGE, estimar a contribuição dos desembolsos das AFC para o total da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). Assim, o estudo apresenta, em primeiro lugar, um diagnóstico das operações de desembolsos em nível agregado das AFC. Em segundo, esses desembolsos são analisados individualmente, destacando-se o financiamento para investimento e para a atividade produtiva. O terceiro capítulo resume as principais prioridades dos governos Collor e Itamar Franco, especialmente aquelas que deveriam orientar a atuação das instituições de crédito. Finalmente, no quarto e último capítulo são apresentadas as conclusões e recomendações, visando tornar efetivas as prioridades governamentais na alocação de recursos financeiros dos bancos oficiais federais. Na elaboração deste estudo, contou-se com o apoio de várias instituições e pessoas que forneceram informações e esclarecimentos essenciais para a sua realização. Nesse sentido, queremos agradecer ao Banco do Brasil S.A. (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), Banco da Amazônia S.A. (BASA), Banco Meridional do Brasil S.A. e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
