Publicação:
Participação da termogeração na expansão do sistema elétrico brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto para Discussão (TD) 823: Participação da termogeração na expansão do sistema elétrico brasileiro, Thermoelectric participation in the Brazilian electric system expansion

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

A regulação do setor elétrico no Brasil determina que um agente — o Operador Nacional do Sistema (ONS) — administre o despacho de carga de cada usina com um modelo de otimização que maximiza a utilização intertemporal da energia acumulada nos reservatórios das usinas hidrelétricas — minimizando o “vertimento” de água dos reservatórios — ou, o que é equivalente, minimizando o custo de operação das usinas. Para isso admite-se um sistema composto por usinas hidrelétricas (UHEs) e termelétricas (UTEs). O primeiro objetivo deste estudo é desenvolver um modelo empírico que incorpore ao problema do despacho ótimo a incerteza da demanda e do preço do combustível das UTEs. O segundo objetivo é estimar, para um sistema estilizado, a relação entre o custo de geração de energia — investimento em construção + operação — e a participação da termogeração no sistema. O terceiro objetivo é medir o impacto da redução da flexibilidade de operação das UTEs sobre o custo de geração do sistema. Para analisar essas questões, foi utilizado um modelo de controle dinâmico estocástico, que pretende reproduzir, aproximadamente, os resultados do modelo do ONS para um sistema energético simplificado.

Resumo traduzido

The power system regulation order that the energy dispatch is centralized by a agent — ONS — that should use a stochastic dynamic optimization model that maximize the energy is accumulated in the hydro plants. This model consider only the uncertainty of water affluence. Our first issue is develop another model that do the same for a simplified system — just one hydro and one termo plant — but considering the uncertainty of demand and of gas price. Our second target is evaluate the relationship between system expansion cost and termo generation participation. Our third target is to measure the effect of operation flexibility of the power plants on then system operation cost. To analyse this questions was developed a dynamic stochastic control model that do the optimal dispatch.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais