Publicação: Disparidades do produto interno bruto per capita no Brasil : uma análise de convergência em diferentes escalas regionais (1970-2008)
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1970-2008
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Disparities in per capita gross domestic product in Brazil : an analysis of convergence at different regional scales (1970-2008)
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este capítulo, busca responder a uma questão ainda pouco explorada na literatura para dados brasileiros: se a mudança no nível de agregação dos dados, ou seja, na escala de análise escolhida para se recortar o território brasileiro, modifica significativamente o padrão de desigualdade espacial do produto interno bruto (PIB) per capita. Para respondê-la, calcula, por meio de quatro diferentes estatísticas, a tendência de convergência ou divergência do PIB per capita entre 1970 e 2008 para quatro escalas espaciais: municípios, microrregiões, mesorregiões e Unidades da Federação. Investiga uma questão pertinente: qual seria o padrão da dispersão do PIB per capita ao se dividir o Brasil nos subconjuntos (ou clubes) Norte e Nordeste e resto do país. Esta análise também será empreendida nas quatro escalas geográficas aqui estudadas e possibilitará uma maior compreensão da dinâmica dos PIBs per capita em múltiplas escalas espaciais. O texto está organizado da seguinte forma: além desta introdução, a seção 2 apresenta a literatura sobre o tema de convergência regional. A seção 3 discute os índices de desigualdade regional para se calcular a medida de σ-convergência. A seção 4 descreve a base de dados utilizada, bem como as quatro escalas geográficas empregadas no estudo. A seção 5 apresenta os resultados das análises nas quatro escalas regionais para o Brasil como um todo e para os dois subconjuntos (ou clubes) Norte e Nordeste e resto do país. E, finalmente, a seção 6 apresenta as principais conclusões deste estudo.
