Publicação: Heterogeneidade da turma e o aprendizado escolar : o papel das qualificações do professor
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Titulo alternativo
Class heterogeneity and student achievement : the role of teacher qualifications, Heterogeneidad de la clase y aprendizaje escolar : el papel de las cualificaciones del profesor, L’Hétérogénéité des classes et la réussite des élèves : le rôle des qualifications des enseignants
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Resumo
Este artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011, o trabalho encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam positivamente mais os alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe classificações para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores têm um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas.
Resumo traduzido
This paper investigates the role of teacher’s quality in relation to the class characteristics and the student’s proficiency level. Using data from Saeb 2011, the paper finds that teacher’s tenure and her level of cultural capital has a greater impact on learning of Portuguese on students from classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels. When considering math learning, evidence shows that having a graduate degree and teacher’s experience have a greater impact on students of classes that are less heterogeneous with respect to measures of age dispersion and standard error of their parent’s literacy levels, respectively. The paper also proposes a classification for the interactions between teacher characteristics and class heterogeneity: complementary, compensating and neutral. A teacher’s characteristic is complementary to the characteristic of the class when better teacher has a greater impact on learning of students of better classes. Teacher’s characteristics are compensating when the better teacher improves learning more of students in more heterogeneous classes.
