Publication: A Teoria da base de exportação e o desenvolvimento regional
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
37
item.page.description.lastpage
93
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Discute criticamente a Teoria da Base de Exportação como explicação do desenvolvimento regional, defendendo que o crescimento econômico de uma região pode ser impulsionado pela demanda externa de seus produtos, mas que as exportações, isoladamente, não garantem o desenvolvimento. O autor revisa a formulação clássica de Douglas C. North, examina suas contribuições e limitações e argumenta que o desenvolvimento regional depende também de fatores como a disponibilidade de recursos naturais, a localização geográfica, os custos de produção e transporte, a capacidade de atrair capital e mão de obra, a difusão dos efeitos das exportações para outros setores econômicos e a distribuição dos benefícios gerados. O estudo destaca ainda a importância dos encadeamentos produtivos, da mobilidade inter-regional dos fatores de produção e das condições de oferta para sustentar o crescimento de longo prazo, concluindo que a teoria da base de exportação é útil para compreender o desenvolvimento de regiões novas e especializadas, mas insuficiente para explicar, isoladamente, a dinâmica de regiões complexas ou subdesenvolvidas.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
SCHWARTZMAN, Jacques. A teoria da base de exportação e o desenvolvimento regional. In: HADDAD, Paulo Roberto. Desequilíbrios regionais e descentralização industrial. Rio de Janeiro: Ipea, 1975. p. 37-93. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20895
item.page.description.version
Description
item.page.description.series
Monografia 16
