Publicação: Políticas de estabilização e equidade no Brasil : uma analise contrafactual — 1981/83
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1981-1983
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras:
a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e
c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
0 objetivo deste artigo e a de explicitar as ligações existentes entre as diferentes políticas de estabilização implementadas no período 1981/83 e a evolução do balanço de pagamentos e dos principais indicadores domésticos. Para tanto, aplicamos o modelo de equilíbrio geral computável de Bourguignon, Branson e de Mello (1992) para realizar algumas simulações contrafactuais. Mostramos, por um lado, que a desvalorização real do cruzeiro em 1983 teria bastado para atingir a principal meta da política econômica naquele período: o equilíbrio do balanço de pagamentos. A hesitação do governo em implementar esta medida explica-se pelos seus impactos sobre a taxa de inflação, sobre as indicadores sociais e até sobre a nível de atividade (estimamos que a desvalorização e contracionista no curto prazo). Par outro lado, as políticas de contenção de demanda revelaram-se um overshooting do ponto de vista do balanço de pagamentos, não tiveram efeitos significativos sabre a taxa de inflação e provocaram uma deterioração dos indicadores sociais.
Resumo traduzido
This paper seeks to underscore the links existing between the different stabilization policies which have been implemented during the perios 1981/1983, the balance of payments path and the evolution of the main domestic indicators. To do this, we apply the well-known Bourguigon, Branson and de Mello (1992) CGE model to realiza some counterfactual simulations. We show that real devaluation would suffish to fulfill the main target of the Brazilian economic policy during thepriod: the clearing of the balance of payments. Governments's hesitation to devaluate can be explained by its side-effects on the inflation rate, on social indicators and even on GDP growth (we estimate that the devaluation is contractionist in the short-run). Expenditure-reducing policies characterized an overshooting from a balance of payments standpont, had no significant effect on the rate inflations and provoked a sharp worsening of the social indicators.
