Publicação: Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb
| dc.contributor.author | Kubota, Luis Claudio | |
| dc.contributor.author | Rosa, Mauricio Benedeti | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.coverage.temporal | 2021 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-12-16T20:20:54Z | |
| dc.date.available | 2024-12-16T20:20:54Z | |
| dc.date.issued | 2024-12 | |
| dc.date.portal | 2024-12 | |
| dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática – medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar os papéis da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas – a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais associações positivas para as notas de matemática do Saeb são a existência de exame de ingresso e o indicador de nível socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Ainda, enquanto o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb, os coeficientes das premiações OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos. | pt_BR |
| dc.description.other | Artigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, 45 p., dez. 2024. | pt_BR |
| dc.description.other | 7 p. | pt_BR |
| dc.identifier.citation | KUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Mauricio Benedeti. Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, p. 39-45, dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/radar77art5 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16430 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.relation.references | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16410 | |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Proficiência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Ensino Secundário | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Análise de Dados | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Internet | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Desenvolvimento da Educação | pt_BR |
| dc.title | Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb | pt_BR |
| dc.type | Journal article | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
| ipea.classification | Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | pt_BR |
| relation.isJournalIssueOfPublication | 8e9090a2-4f45-4dbb-b40c-a8b42edf2690 | |
| relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | 8e9090a2-4f45-4dbb-b40c-a8b42edf2690 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Radar_77_A5_notas_de_matematica_do_ensino_medio.pdf
- Tamanho:
- 107.39 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
