Publicação:
Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb

dc.contributor.authorKubota, Luis Claudio
dc.contributor.authorRosa, Mauricio Benedeti
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2021pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T20:20:54Z
dc.date.available2024-12-16T20:20:54Z
dc.date.issued2024-12
dc.date.portal2024-12
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é desenvolver uma análise empírica da associação de diversas variáveis com a proficiência média dos alunos das escolas do ensino médio na disciplina de matemática – medida a partir das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em particular, busca-se investigar os papéis da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – medida a partir dos prêmios por escola – e do uso de internet pelos alunos nas escolas – a partir de informações do Censo Escolar. Os resultados indicam que as principais associações positivas para as notas de matemática do Saeb são a existência de exame de ingresso e o indicador de nível socioeconômico da escola. No primeiro caso, ocorre um viés de seleção dos alunos com melhor desempenho cognitivo, ao passo que, no segundo, confirma-se a importância de um fator que é consagrado na literatura de educação. Ainda, enquanto o uso de internet pelos alunos tem associação nula com os resultados referentes ao Saeb, os coeficientes das premiações OBMEP têm sinal positivo e são estatisticamente significativos.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, 45 p., dez. 2024.pt_BR
dc.description.other7 p.pt_BR
dc.identifier.citationKUBOTA, Luis Claudio; ROSA, Mauricio Benedeti. Notas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saeb. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 77, p. 39-45, dez. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/radar77art5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16430
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16410
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)pt_BR
dc.subject.keywordSistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)pt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordProficiênciapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Secundáriopt_BR
dc.subject.vcipeaAnálise de Dadospt_BR
dc.subject.vcipeaInternetpt_BR
dc.subject.vcipeaDesenvolvimento da Educaçãopt_BR
dc.titleNotas de matemática do ensino médio em 2021 : uma análise empírica a partir de dados da OBMEP, do uso de internet pelos alunos e do Saebpt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationTecnologia. Inovação. Informação. Conhecimentopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication8e9090a2-4f45-4dbb-b40c-a8b42edf2690
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery8e9090a2-4f45-4dbb-b40c-a8b42edf2690

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Radar_77_A5_notas_de_matematica_do_ensino_medio.pdf
Tamanho:
107.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais