Publicação:
Fatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011

dc.contributor.authorMoriconi, Gabriela Miranda
dc.contributor.authorNascimento, Paulo A. Meyer M.
dc.contributor.otherOliveira, Luís Felipe Batista de
dc.contributor.otherMation, Lucas Ferreira
dc.contributor.otherMaciente, Aguinaldo Nogueira
dc.contributor.otherGusso, Divonzir Arthur
dc.contributor.otherPereira, Rafael Henrique Moraes
dc.contributor.otherAssis, Lucas Rocha Soares de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2011pt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T18:56:36Z
dc.date.available2014-02-26T18:56:36Z
dc.date.issued2014-01
dc.date.portal2014-01
dc.description.abstractEste artigo busca identificar, com dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado em 2011 (Enade 2011) e por meio de modelagens hierárquico-lineares, fatores associados ao desempenho dos novos engenheiros formados no Brasil naquele ano. Espera-se, com isso, fornecer aos gestores das instituições e aos formuladores de políticas para o ensino superior indícios sobre o que se mostra mais relevante na formação nas engenharias, principalmente no que concerne a fatores susceptíveis à interveniência de decisões gerenciais e/ou de formulação de políticas. Não obstante as limitações da base de dados e da endogeneidade esperada, os resultados reforçam a percepção geral de que cursos seletivos de instituições públicas destacam-se na formação de engenheiros, mas também apontam a importância, em muitos cursos, da disponibilidade do professor para atendimento fora do horário de aula e, ao menos nos cursos de engenharia de produção, da utilização de planos de ensino completos. Na média, auferem desempenho melhor os novos engenheiros que cursaram o ensino superior na idade correta e que passaram por escolas públicas durante o ensino médio. Já mulheres e minorias étnicas ainda têm notas menores que homens que se declaram brancos.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper applies multilevel models to Brazilian’s tertiary education assessment data in order to test whether some of the factors pointed out by the literature as relevant to achievement are associated with the performance of last year engineering students in 2011. Brazil is the only country where compulsory national exams are applied to last year tertiary education students. This sets a unique opportunity to model student achievement on tertiary education as a function of discretionary and non-discretionary factors. Results confirm that selective courses produce better-prepared graduates, but also show that out-of-class availability of teachers is positively associated to performance in most types of engineering courses, and well-designed teaching-and-learning plans seem to be particularly relevant for industrial students. In average, students coming from publicly run secondary schools and attaining engineering courses in the appropriate age perform better, but women and non-whites still achieve lower grades than white men.pt_BR
dc.description.other35 p.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1925pt_BR
dc.description.otherReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2662
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordFormação em engenhariapt_BR
dc.subject.keywordEngenheiros formadospt_BR
dc.subject.keywordDesempenho estudantilpt_BR
dc.titleFatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1925: Fatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011pt_BR
dc.title.alternativeFactors associated with the performance of graduates from engineering courses in ENADE 2011pt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_1925.pdf
Tamanho:
1.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Arquivo principal
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_1925_sumario_executivo.pdf
Tamanho:
410.63 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Sumário executivo
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais