Publicação: Lições da transição do Chile para a gratuidade no ensino superior
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Chile
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Lessons from Chile’s transition to free college
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O Chile pode estar buscando o ideal do ensino superior gratuito, mas até agora o efeito prático tem sido limitado e repleto de consequências indesejáveis. Em vez de propiciar ensino superior universalmente gratuito, a nova política substitui um sistema de financiamento compartilhado (via mensalidades) aliado a ajuda financeira focalizada (via bolsas e empréstimos subsidiados) por um sistema de financiamento estudantil menos focalizado e mais dependente de recursos públicos. O benefício incremental para estudantes de baixa renda que antes recebiam bolsas de estudo e empréstimos altamente subsidiados é indiscutivelmente pequeno, e os estudantes de renda mais alta continuarão pagando mensalidades.
