Publicação:
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas

dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialFortaleza, CEpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T15:12:14Z
dc.date.available2022-07-08T15:12:14Z
dc.date.issued2022-06
dc.date.portal2022-06
dc.description.abstractOs sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável.pt_BR
dc.description.abstractalternativePublic transport systems have been losing demand over the last twenty years because mainly growth of individual motorized transport and the real increase in public transport fare prices. The problem is that urban mobility systems are becoming less sustainable. Transport externalities such as accidents with victims, pollution and urban congestion increase in that context. In light of the proposals to change this financing model with a view to adopting policies to reduce the price of public transport fares, the article provides empirical evidence of the economic, social and operational benefit of these policies by evaluating the case of Fortaleza-CE. This Brazilian city froze the price of their transportation charges for five years and has good results in some welfare variables.pt_BR
dc.description.other44 p. : il.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2770pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherPossui apêndicept_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordTarifa do transporte público urbanopt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento dos sistemas de ônibus urbanospt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordEconomia do transporte públicopt_BR
dc.subject.keywordSubsídio ao transporte públicopt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaTarifa de Passageirospt_BR
dc.titleAvaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2770 : Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricaspt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR

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