Publicação:
Inserção internacional do agronegócio brasileiro

dc.contributor.authorMaranhão, Rebecca Lima Albuquerque
dc.contributor.authorVieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialArgentinapt_BR
dc.coverage.spatialAlemanhapt_BR
dc.coverage.spatialFrançapt_BR
dc.coverage.spatialEstados Unidospt_BR
dc.coverage.spatialIndiapt_BR
dc.coverage.spatialChinapt_BR
dc.coverage.temporal1992-2001pt_BR
dc.coverage.temporal2002-2013pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-24T18:34:13Z
dc.date.available2017-08-24T18:34:13Z
dc.date.issued2017-08
dc.date.portal2017-08
dc.description.abstractO crescimento da população urbana nos países em desenvolvimento, a expansão da classe média e o aumento da renda per capita no mundo ampliaram a demanda por alimentos. Este Texto para Discussão visa identificar, a partir do método Constant Market Share (CMS), as fontes de crescimento das exportações agropecuárias entre os principais países que atuam no comércio internacional. Foram analisados dois períodos: i) 1992 a 2001; e ii) 2002 a 2013. Ao mesmo tempo, estudaram-se os países: Brasil, Argentina, Alemanha, França, Estados Unidos, Índia e China. Verificou-se, de um lado, que Brasil e Argentina se destacaram no comparativo, embora a competitividade tenha se reduzido com o tempo. De outro, a Índia manteve forte ascensão, que se associou, primeiramente, ao crescimento mundial e, posteriormente, aos ganhos de competitividade. Os Estados Unidos tiveram taxa de crescimento das exportações inferior à média mundial, fator explicado pela perda de competitividade. Na União Europeia, a França tem perdido espaço para a Alemanha, que, ao contrário da economia francesa, apresentou bom desempenho nas exportações. A China apresentou decrescimento de suas exportações em todo o período, movimento associado à expansão do mercado doméstico. Enfim, os resultados apontam uma crescente representação de países emergentes com potencial de recursos naturais (Brasil, Argentina e Índia), enquanto economias desenvolvidas (Estados Unidos e países da Europa) e a China (este devido a uma dinâmica interna própria) perdem espaço no mercado internacional.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe urban population growth in developing countries, the middle class expansion and the increase in per capita income have increased the demand for food. This work aims to identify, from the Constant Market Share (CMS) method, the sources of growth of agricultural exports among the main countries that operate in international trade. This paper analyses two periods: i) from 1992 to 2001; and ii) from 2002 to 2013. At the same time, the following countries were dtudied: Brazil, Argentina, Germany, France, United States, India and China. It was verified that Brazil and Argentina stood out in the comparison, although the competitiveness has reduced in the time. On the other hand, India has maintained a strong rise, which has been first associated to world growth than to gains in competitiveness. The United States had a growth rate exports lower than the world average, a factor that can be explained by the loss of competitiveness. In the European Union, France has lost ground to Germany, which unlike the French economy presented notorious performance in exports. China experienced a decline in its exports in the whole period analyzed, a movement associated to the expansion of domestic market. Finally, the results point to a growing representation of emerging countries with natural resource potential (Brazil, Argentina and India), while developed economies (the United States and European countries) plus China (this country due to its own internal dynamics) lose space in international market.pt_BR
dc.description.other42 p.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2318pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8024
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordComércio internacionalpt_BR
dc.subject.keywordCrescimentopt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.subject.keywordParcela de mercadopt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.subject.vcipeaAgronegóciospt_BR
dc.subject.vcipeaExportaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaCompetitividadept_BR
dc.titleInserção internacional do agronegócio brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2318 : Inserção internacional do agronegócio brasileiropt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
ipea.classificationComércio Internacionalpt_BR

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