Publicação: Dívidas e déficits: projeções para o médio prazo
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Textos para Discussão Interna (TD) 141: Dívidas e déficits: projeções para o médio prazo, Debts and deficits: projections for the medium term
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Com base em simulações econométricas de dois cenários alternativos para o período 1988-91, o artigo procura mostrar quantitativamente para a economia brasileira os trade-offs entre crescimento, endividamento externo e desequilíbrio financeiro do setor público. O ponto de partida da análise está no reconhecimento de que as taxas de poupança e investimento da economia brasileira são insuficientes para sustentar nossas necessidades de crescimento. Uma análise retrospectiva mostra com a crise da dívida externa e o desequilíbrio financeiro do setor público se interrelacionam para explicar a queda significativa observada nessas taxas. As perspectivas são avaliadas a partir da simulação econométrica de dois cenários. O primeiro, que uma redução progressiva do endividamento externo só é viável com taxas de crescimento do PIB significativamente menores do que aquelas observadas como tendência histórica da economia; ainda assim, persiste o problema do desequilíbrio financeiro do setor público. O segundo supõe que o governo, na tentativa de sustentar taxas de crescimento da economia próximas à norma histórica, aumente os gastos públicos. O resultado mostra que as contas externas se mantêm dentro de limites administráveis. Contudo, a deterioração financeira do setor público seria praticamente insuportável. A conclusão, discutida na quinta seção, enfatiza, portanto, a primazia do ajustamento fiscal do governo vis-à-vis aos problemas de ajustamento externo. Ressalta-se, contudo, algumas interrelações entre esses dois aspectos que nem sempre são reconhecidas ou explicitadas, implicando a necessidade de uma desvalorização cambial.
