Publicação:
Cursos em estabelecimentos públicos de ensino superior devem permanecer gratuitos

dc.contributor.authorWaltenberg, Fábio Domingues
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-31T19:24:00Z
dc.date.available2017-03-31T19:24:00Z
dc.date.issued2017-02
dc.date.portal2017-02
dc.description.abstractEste texto, defende a gratuidade em contraposição à proposta de empréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR). De início, lista características desejáveis de um sistema de educação superior, de modo a nivelar o terreno em que se trava a discussão. Depois, expõe os elementos básicos da ECR, bem como os pontos que parecem centrais na argumentação contrária à gratuidade. Na sequência, contesta a argumentação dentro dos próprios limites comumente estabelecidos por quem critica a gratuidade, e brevemente questiona a ECR. Por fim, sustenta que, em razão das questões que toca, o debate sobre a gratuidade não pode se dar de forma estanque, sem uma reflexão sobre o estado de bem-estar social brasileiro, que envolva a face gasto público social, mas também a face tributação.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 49, 43 p., fev. 2017.pt_BR
dc.description.otherp. 27-31pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7647
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7612pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordEducação superior públicapt_BR
dc.subject.keywordEmpréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR)pt_BR
dc.subject.keywordGratuidadept_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Gratuitopt_BR
dc.subject.vcipeaEmpréstimos para Estudantespt_BR
dc.titleCursos em estabelecimentos públicos de ensino superior devem permanecer gratuitospt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublicationd84493b7-ac8a-4962-b9ce-fd83f6800bb2
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscoveryd84493b7-ac8a-4962-b9ce-fd83f6800bb2

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Radar_n49_cursos.pdf
Tamanho:
75.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais