Publicação: Cursos em estabelecimentos públicos de ensino superior devem permanecer gratuitos
| dc.contributor.author | Waltenberg, Fábio Domingues | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2017-03-31T19:24:00Z | |
| dc.date.available | 2017-03-31T19:24:00Z | |
| dc.date.issued | 2017-02 | |
| dc.date.portal | 2017-02 | |
| dc.description.abstract | Este texto, defende a gratuidade em contraposição à proposta de empréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR). De início, lista características desejáveis de um sistema de educação superior, de modo a nivelar o terreno em que se trava a discussão. Depois, expõe os elementos básicos da ECR, bem como os pontos que parecem centrais na argumentação contrária à gratuidade. Na sequência, contesta a argumentação dentro dos próprios limites comumente estabelecidos por quem critica a gratuidade, e brevemente questiona a ECR. Por fim, sustenta que, em razão das questões que toca, o debate sobre a gratuidade não pode se dar de forma estanque, sem uma reflexão sobre o estado de bem-estar social brasileiro, que envolva a face gasto público social, mas também a face tributação. | pt_BR |
| dc.description.other | Artigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 49, 43 p., fev. 2017. | pt_BR |
| dc.description.other | p. 27-31 | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7647 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7612 | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação superior pública | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Empréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Gratuidade | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Ensino Superior | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Ensino Gratuito | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Empréstimos para Estudantes | pt_BR |
| dc.title | Cursos em estabelecimentos públicos de ensino superior devem permanecer gratuitos | pt_BR |
| dc.type | Journal article | pt_BR |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
| relation.isJournalIssueOfPublication | d84493b7-ac8a-4962-b9ce-fd83f6800bb2 | |
| relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | d84493b7-ac8a-4962-b9ce-fd83f6800bb2 |
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