Publication: Análise do investimento a partir de microdados da pesquisa industrial anual
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
item.page.description.lastpage
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
O estudo da dinâmica de crescimento econômico destaca a importância do investimento e da acumulação de capital, tradicionalmente analisados em nível macroeconômico, mas que, a partir dos anos 1990, ganharam uma nova abordagem microeconômica. Esta nova perspectiva, baseada na avaliação do comportamento do investimento em nível de planta, visa entender seu impacto na economia como um todo. Cruz e Boucekkine (2017) revisam essa literatura, destacando a concentração do investimento em poucos anos, caracterizada por picos de investimento. No contexto regional, o avanço das contas regionais pelo IBGE proporcionou uma análise mais detalhada, embora a falta de dados sobre a FBCF seja um desafio. Esforços como os de Silva e Monteiro Neto (no prelo) e Morandi (2011) tentam estimar o investimento por meio de proxies, enquanto a pesquisa atual utiliza os microdados da PIA do IBGE para analisar o comportamento do investimento em nível de firma e planta, contribuindo para o entendimento do ajuste de capital no Brasil em um nível microeconômico. As duas linhas de pesquisa buscam aprofundar o entendimento do investimento e da sua relação com o crescimento econômico, fornecendo insights valiosos para os analistas regionais e para a contabilidade do crescimento.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Citation
CRUZ, Bruno de Oliveira; CAVALCANTE, João Pedro; FERREIRA, Glaucia Estefânia de Souza. Análise do investimento a partir de microdados da pesquisa industrial anual. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 27, p. 183-185, jan./jun. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua27art18
